Assim que deparamos com o título  “A Baleia Que Engoliu Um Espanhol” ficamos logo curiosos. E, basta uma espreitadela à sinopse do livro para se perceber que há muitas e estranhas histórias, numa série de aventuras que o autor partilha com o leitor.

Tudo começa com a chegada de um novo ano que arranca com um grande desafio “Duarte recebe um telefonema e fica a saber que tem uma herança à sua espera: um velho envelope com uma chave e um mapa.” Ora, a chave e o mapa são apenas as primeiras pistas para a suposta localização de um tesouro que motiva diversas histórias e que o autor Marco Neves nos dá a conhecer através da sua personagem, Duarte.

3.png

Durante a leitura deste livro, que durou quatro manhãs de praia, deliciei-me com vários enredos descritos e narrados numa linguagem acessível e directa que não deixava dúvidas ao que ia: de encontro a um tesouro, a que eu queria chegar rapidamente, enquanto a leitura me consumia o desejo e a vontade de, também eu, partir à aventura e à descoberta. Num desses enredos um dos protagonistas é um monge que, qual Sherazade, utiliza as suas histórias para prender a atenção da sua amada, deixando sempre uma “ponta” para contar no dia seguinte. E, curiosamente, o autor faz o mesmo neste livro, deixando o leitor suspenso.

1669_039.png
 Foto: DR., Cedida pela Editora                         Marco Neves                                                                                                 

A verdade é que as páginas sucedem-se e a história flui ao ritmo do desejo de desvendar o mistério e encontrar o tesouro que nos leva por território português, com piratas, reis, batalhas e uma baleia… No final, ficamos com vontade de saber mais, de partir à descoberta de novos tesouros. No fundo, esta narrativa leve, intensa e apelativa acorda em nós, leitores, o desejo de mais… mais livros, mais leituras, mistérios capazes de nos atirarem para viagens únicas e irresístiveis. O autor e a editora estão de parabéns. O objectivo foi cumprido.

Autor: Marco Neves

21763790_10212346892581693_508531349_n

Título: A Baleia que Engoliu um Espanhol
Autor: Marco Neves
Editora: Guerra & Paz

Preço: €14,90

Fotos: DR., Divulgação

Anúncios