A jornalista da SIC Teresa Conceição lançou recentemente  “Ir é o melhor remédio: Algarve”. E ,mais do que um roteiro o livro, editado por “Guerra & Paz”, apresenta-nos boas sugestões. Nós também partimos à aventura e recomendamos a sua leitura…

P_20170813_112617

Sempre que alguém propõe um desafio, a expectativa é grande, quer da parte do próprio, quer de terceiros que esperam sempre demasiado de quem intenta tamanha tarefa. “Ir É o Melhor Remédio: Algarve” proporcionou-me essa sensação. Pegar nele, folheá-lo, cheirá-lo (como sempre faço a todos os livros na ânsia de me transportarem para as recordações mais longínquas da minha infância) foi, no mínimo, o meu desafio.

P_20170813_112411

A príncipio, cáptica, acabei desarmada pela linguagem autêntica, despretenciosa e, até em alguns casos, ingénua com que Teresa Conceição nos conduz numa viagem pelo sul do país. É saudável ver como a autora desfralda e cito: “um lençol num estendal pendurado pelas pontas” que vai de “Al a Al. De Alcoutim a Aljezur, de Albufeira a Alvor, de Almancil, a Alcantarilha…” e por aí fora.

P_20170407_180316_HDR_1
Os famosos doces do Algarve, de comer e chorar por mais…

Não. O livro não é um mero guia. E, também não serve “como base para copos”. Este livro, que leva a chancela da “Guerra e Paz Editores” é um pequeno tesouro para ser apreciado a cada página, a cada foto, a cada vila e aldeia, a cada recanto e lenda que chamam pelo leitor. Há livros onde alguns documentários e filmes, tão necessitados de bons argumentos, vão beber inspiração. Porém, aqui foi um programa de televisão que deu origem ao livro. Pessoalmente agrada-me muito mais esta segunda possibilidade.

IMG_20170107_112428_021
Praia de Monte Clérigo, situada entre a praia da Amoreira e da Arrifana – um paraíso

Se não conhecesse o Algarve, partiria, de mochila às costas, chapéu de palhinha, óculos escuros e máquina fotográfica, refazer o percurso que tão afincadamente Teresa Conceição desenhou. O seu texto, as suas fotografias e sugestões são um ponto de partida para aqueles que apreciam um ponto de chegada muito mais tranquilo e seguro. Mas, são também o inicio de uma aventura que se prolongará até onde o leitor quiser ir. O tema não se esgota. Há sempre um “spot”, uma praia, uma pequena aldeia, uma iguaria gastronómica por descobrir. Afinal, tal como o título india “Ir é o Melhor Remédio” e eu já fui…

Sobre a autora:

18698206_10154676576673364_1267816112408216185_n.png
Foto: DR., Reprodução do Facebook de Teresa Conceição

Teresa Conceição é uma jornalista terra-a-terra, o que só lhe fica bem na hora de criar roteiros. Em reportagem na SIC desde 1992, é autora da rubrica do Jornal da Noite da SIC “Ir É o Melhor Remédio”, em que divide passeios e rivalidades com o jornalista Martim Cabral e que está no ar há 10 anos, tendo conquistado, em 2017, o Prémio da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) na categoria de Melhor Programa de Divulgação de Oferta Turística.(…)

Título: “IR É O Melhor Remédio: Algarve”

Género: Guia Turístico

Editora: Guerra e Paz

Preço: €14,31

Fotos: Isa Vieira

Anúncios